Buscapé

Super-herói protege o celular

SÃO PAULO – Perdeu o smartphone? Chame o Mobile Superhero, serviço online de proteção de dados lançado nos EUA.

O super-herói dos celulares atende no endereço YouGetItBack.com, uma "empresa de achados e perdidos". Funciona de modo similar aos serviços que protegem notebooks. O usuário vai ao site, baixa o programa Mobile Superhero e o instala no dispositivo móvel. O programa mantém contato com servidores da empresa.

Se o smartphone é perdido ou roubado, o proprietário pode ir ao site da YouGetItBack.com e travar as informações nele contidas. Assim, promete a empresa, o ladrão não vai poder telefonar nem bisbilhotar os dados armazenados no aparelho. Se ele trocar o cartão SIM, o fone permanecerá bloqueado e a empresa ainda será capaz de rastrear o novo SIM usando recursos de GPS. Melhor ainda: o dono tem condições de recuperar os contatos do telefone pela internet.

Mas não é só. Se o telefone for achado por alguém que deseja devolvê-lo, essa pessoa também pode ir ao site e registrar que achou o aparelho. A empresa tratará de fazer o dispositivo retornar ao proprietário. O serviço, disponível somente para os Estados Unidos e Canadá, custa 20 dólares por ano.

A YouGetItBack.com pensou em tudo. Na hipótese de a pessoa que acha não abrir o aparelho, a empresa vende adesivos com um código e um número tipo 0800 para onde se deve ligar informando o achado. Essas etiquetas também têm custo: 10 dólares para três anos de uso. Nesse caso, vale para qualquer celular, PDA etc. e independe de o aparelho poder ou não rodar o Mobile Superhero.

O programa pode ser baixado para uso gratuito durante 30 dias. Funciona em muitos modelos BlackBerry, Nokia e Samsung, mas ainda não é compatível com o iPhone. Na há risco de compatibilidade: na hora do download, o interessado indica exatamente o seu modelo. Se ele não está na lista, não há o que baixar.

A empresa oferece um serviço especial para substituir o aparelho no caso de o original não ser encontrado. A YouGetItBack.com. empresa de origem irlandesa, também tem um serviço de proteção para notebooks.


Fonte: Info

Nenhum comentário: